sexta-feira, 3 de junho de 2016

Natação


Resultado de imagem para natação




A natação é uma modalidade que eu já pratiquei, no estádio José Alvalade XXI na categoria de competição não federada, e nesse mesmo âmbito sempre achei uma modalidade um pouco desvalorizada pela sociedade porque as pessoas tendem a pensar que é uma modalidade fácil de praticar.
 Este pensamento sempre me incomodou bastante, pelos meus 11 anos de prática, porque verdade seja dita, existem apenas 4 estilos que são o crawl, costas, bruços e mariposa. Cada um deles têm as suas técnicas e dificuldades, mas todos eles têm a sua perfeição para a obtenção de grandes resultados desportivos.
  • Crawl, na minha opinião é o estilo mais fácil mas têm a sua técnica bastante rigorosa no movimento coordenativo das pernas e dos braços sempre esticados.
  • Costas, parece ser bastante fácil, mas não! É um estilo em que começa pelo grande e forte batimento das pernas perfeitamente esticadas e os braços desde o momento em que um deles sai de água igualmente esticado a mão deve ser imediatamente para o lado de fora (palma da mão virada para fora ), para que o aumento de velocidade e perfeição seja do melhor, mostrando assim que não é tão fácil como parece!
  • Agora falando nos Bruços, que para mim é mais difícil do que crawl e costas devido à sua elevada e exigência técnica e coordenativa, uma vez que se faz a elevação do tronco juntamente com a cabeça e o movimento dos braços característicos deste estilo e seguida do movimento das pernas simultâneo ao dos braços, levando ao dizer da sociedade que este estilo é parecido como "nadar a sapo".
  • Na minha opinião, o estilo mais difícil é a mariposa, sendo que tem uma elevada exigência nos braços e seguido imediatamente de dois batimentos fortes de pernas juntas e esticadas bastantes fortes para uma boa elevação do tronco e braços.
  • Terminando aqui a especificação dos estilos, cada atleta de competição federada ou de alto rendimento tem grandes exigências em termos dos horários de treino quando são bi-diários ou diários.
  • Quando pratiquei esta modalidade tinha treinos três vezes por semana de uma hora, com uma competição por mês, mas tinha conhecimento dos treinos da competição federada que tinham cinco vezes por semana uma hora (2 dias) de treino físico e uma a duas horas (3 dias) de treino prático dentro da piscina, com um treino de manhã aos sábados.
  • Com isto tudo mostro-vos a exigência que esta modalidade exige do nadador e daqueles que o rodeiam e a motivação que ele necessita para chegar longe na sua carreira desportiva!
  • Os atletas desde o momento em que começam com competições e treinos mais exigentes, habilitam-se a criar graves lesões principalmente nos ombros e braços. O atleta está sempre sujeito a problemas graves de pele devido ao cloro das piscinas que por vezes pode ter algum descuido por parte dos técnicos e influenciar o atleta pelo lado negativo.

Entrevista ao Michael Phelps (espanhol) - https://www.youtube.com/watch?v=MeV4Ygf4qbU
Entrevista ao Michael Phelps (espanhol) - https://www.youtube.com/watch?v=XTu9o1i4tuE
Biografia de Michael Phelps (vídeo) - https://www.youtube.com/watch?v=zGB173I2uUM


Ana Mafalda Ferreira Nº2 




Sem comentários:

Enviar um comentário